Sombras

A sanita – os “democratas” que estão a matar a democracia

Notícias de governantes que têm uma Constituição no lugar onde o cidadão comum tem uma sanita.

Qualquer político que abuse do poder, seja pela forma de corrupção, nepotismo, clientelismo, autoritarismo, entre outras, está a ameaçar a democracia já que põe em causa o princípio da igualdade perante a lei e o respeito pelos direitos individuais e coletivos.

Começam a ser mais frequentes os episódios em que decorre este abuso e desrespeito pela Constituição. Estes chegam até a ser abordados de forma aberta e desenvergonhada com a maior das naturalidades por políticos medíocres que se importam mais com submeter para beneficiar do que com representar as instituições democráticas e os direitos dos cidadãos que os elegeram.

É importante estarmos atentos acerca dos efeitos danosos do desrespeito do texto fundamental e incentivar uma cultura de integridade e ética.

Esta imagem é apoiada por algumas notícias retiradas da comunicação social. Não se pretendendo atribuir culpas ou encontrar responsáveis são, no meu entender, algumas das mais ilustrativas dos últimos tempos deste fenómeno que se alastra a cada dia e que vai acabar por radicalizar posições. As revoluções são cíclicas e estão normalmente ligadas a um conjunto de condutas políticas imorais que desgastam o sistema. Não me parece que a democracia, apenas por si só, se possa manter, pelo que é necessário renovar esta classe política que se serve e dispõe do bolo comum a seu belo prazer.

Texto e fotografia: Sérgio Moreira
Correio da Manhã – 28 de dezembro de 2022
Correio da Manhã – 11 de janeiro de 2023
Jornal de Notícias – 18 de fevereiro de 2023
Correio da Manhã – 11 de novembro de 2022
Correio da Manhã – 05 de janeiro de 2023