O Dote
A transmissão de conhecimentos entre gerações é uma parte fundamental do processo de evolução da humanidade. É por meio da transmissão de conhecimentos que as sociedades conseguem preservar a sua cultura, história e valores, além de avançar e progredir em diversas áreas do conhecimento.
Existem várias formas de transmissão de conhecimentos, desde a educação formal nas escolas até à transmissão oral de histórias e tradições. Cada uma dessas formas é importante e tem um papel fundamental na transmissão de conhecimentos entre gerações.
Uma das principais razões pelas quais a transmissão de conhecimentos entre gerações é tão importante é porque isso nos permite aprender com as experiências e sabedoria acumuladas pelos nossos antepassados. Através da transmissão de conhecimentos, podemos evitar repetir os mesmos erros do passado e beneficiar das lições aprendidas por aqueles que vieram antes de nós.
Que conhecimentos queremos deixar às gerações futuras? Lemos da mesma cartilha dos nossos antepassados? Filtramos? Se sim, quais os conhecimentos que devemos deixar cair para benefício dos nossos filhos?
Os valores que queremos deixar às gerações seguintes é uma questão importante e relevante para a construção de uma sociedade mais justa. A empatia, a solidariedade, a igualdade, a justiça, a liberdade, o respeito e a responsabilidade são alguns valores a ser valorizados nessa passagem de testemunho.
Infelizmente, existem erros que têm sido perpetuados de geração em geração em muitas sociedades e culturas ao longo do tempo. Temos dotado os mais novos de preconceitos, discriminação, desigualdade, violência, abuso de poder, entre outros.
Os mais velhos desempenham um papel importante como transmissores de conhecimento. No entanto, devem utilizar a sua experiência e sabedoria para ajudar a orientar as gerações mais jovens não só a preservar a cultura e a história da sociedade mas também a evoluir relativamente aos valores que orientaram as gerações passadas. A educação, que potencia o espírito crítico e a autonomia, permite-nos deixar um dote mais rico do que aquele que recebemos.
Fotografia e texto: Sérgio Moreira