Comemorações

M

É fácil identificar as razões que levam governos a aprisionar os seus súbditos. É mais difícil explicar maridos que o fazem às suas mulheres ou pais às suas filhas. Ao longo da história, a mulher foi mantida entre as amarras da vida pública e o jardim de sua casa.

As mulheres gregas, por exemplo, não tinham direito ao voto, não podiam participar em atividades políticas e não tinham permissão para ocupar cargos públicos ou de liderança. Eram consideradas propriedade dos seus pais ou maridos. Os romanos e a Idade Média não trouxeram grandes novidades e até a sociedade iluminista mais radical traça uma linha vermelha na igualdade de género.

Sem rosto para várias dimensões da vida comunitária, foi necessária uma tempestade perfeita para que conseguissem ver os seus direitos inscritos na lei nas primeiras décadas do século XX.

Após terem dado início ao processo de abandono da caverna, ainda lutam diariamente com as sombras formadas ao longo de séculos de uma história que não lhes foi favorável.

Fotografia e texto: Sérgio Moreira